9 grandes personagens negros das hqs e dos desenhos animados


Hoje estreia o filme Pantera Negra, que traz um elenco predominantemente negro e promete ser não só um baita filme, mas também um exemplo para produções vindouras - especialmente no que tange a mostrar a diversidade dos personagens negros.

É claro que tais personagens não são novidade nem no cinema, nem nos quadrinhos, mas sua representatividade e representação ainda é pálida em comparação com a visão "tradicional" com a qual estamos acostumados.

Para homenagear este importante momento no cinema, Wagner Carsten, Frank TartarusRafael Rodrigues falam de alguns dos seus personagens favoritos nos quadrinhos e desenhos animados.




Wagner Carsten

AQUALAD
Onde: Young Justice (série animada)
Aqualad é um personagem forte, com participação decisiva no presente e futuro da equipe. É o mais maduro e mais centrado da equipe. Na segunda temporada, toda a série gira ao redor dele. Young Justice está disponível no Netflix, então essa é a oportunidade para você conferir quanto esse personagem é massa!




QUANTUM

Onde: Quantum e Woody (quadrinhos, Valiant Comics)
Uma das coisas mais legais que achei no Social Comics, essa é uma série de comédia, onde dois irmãos totalmente diferentes ganham poderes enquanto buscam por esclarecimentos sobre a morte do pai. Eles se odeiam, mas, se não unirem seus braceletes a cada 24 horas, eles se desintegram.




AGENTE J

Onde: MIB - Homens de Preto (série animada)
Essa é, de longe umas das minhas séries favoritas. Ouso dizer que é melhor que TODOS os filmes. Agente J ainda é meio que um novato em treinamento, a dinâmica dele e do Agente K é muito legal. Aparentemente toda a MIB tira com a cara do J, fazendo com que ele queria se provar mais. A série tem ação, comédia, ficção científica e aliens gosmentos.






Frank Tartarus

AÇO

Onde: Superman (quadrinhos, DC Comics)
Quando o Superman morreu e surgiram os substitutos dele, tudo mundo curtia era o Superboy, porque ele era descolado. Também curtia, mas o meu preferido era o Aço. Ele tinha um martelo da hora e de todos novos Supermen era o único que estava preocupado com os civis ao redor, além disso tinha coadjuvantes bem legais. O personagem chegou a ter um filme nos anos 90, protagonizado por Shaquille O'Neil que, infelizmente, não faz jus a sua contraparte nos quadrinhos.






AMANDA WALLER

Onde: Esquadrão Suicida (quadrinhos, DC Comics)
Quando pequeno ganhei uma edição da Liga da Justiça que vinha com uma mulher erguendo o dedo na direção do Batman, enquanto o morcego recuava pra trás preocupado e irritado com a situação. De início fiquei com raiva, quem essazinha pensa que é pra fazer isso com o Batman, mas depois não tem como não se criar uma relação de amor/ódio por Amanda Waller, a líder do Esquadrão Suicida.




SUPERMAN - TERRA 23 (também conhecido como Superman Obama)

Onde: Multiversidade (quadrinhos, DC Comics).
Ele é o Superman. E ele é o Presidente dos Estados Unidos. Precisa dizer mais?








PROMETHEA

Onde: Promethea (quadrinhos, America's Best Comics)
Essa é uma heroína bem diferente, primeiro porque ela é uma metalinguagem pra falar sobre heroísmo, ficção e ocultismo. E segundo porque ela é o arquétipo do Escolhido ao avesso, não veio para salvar o mundo, mas pra trazer o Apocalipse. Vou parar por aqui pra não dar spoilers.






Rafael Rodrigues

AMANDA WALLER
Onde: Esquadrão Suicida (quadrinhos, DC Comics)
Apesar de ter crescido mais lendo DC do que Marvel, eu nunca fui tão fã da Liga da Justiça (com exceção da Liga Internacional) quanto eu era de duas outras equipes nos anos 80/90: Os Novos Titãs e Esquadrão Suicida. O segundo, que teve um (péssimo) filme recentemente, é comandado por Amanda Waller, uma das personagens negras mais bem desenvolvidas e bem caracterizadas da história dos quadrinhos mainstream. Com um passado trágico, Amanda Waller sempre foi uma espécie de “Jack Bauer” do Esquadrão Suicida, disposta a passar por cima de tudo e de todos para fazer o que considera certo. Com fortes valores e uma clara visão de mundo, Amanda Waller deixou sua marca na história dos comics e é talvez o único personagem que quase salva aquela atentado terrorista que foi o filme do Esquadrão Suicida.



CIBORGUE
Onde: Os Novos Titãs (quadrinhos, DC Comics)
Como comentei anteriormente, Os Novos Titãs sempre foi minha equipe favorita, junto com Esquadrão Suicida. E Ciborgue era um dos personagens mais interessantes do grupo, por conta do seu conturbado relacionamento com o seu pai (com o qual me identificava) e com o fato de ser parte máquina, o que fazia ele se sentir uma aberração. Mas quando ele foi aceito por um grupo de crianças com próteses diversas, viu que, ao invés de se lamentar, ele poderia inspirar outros a ser melhores. Recentemente foi "promovido" a membro da Liga da Justiça (sendo bastante injustiçado - viram o que eu fiz? - no filme da superequipe).



TIGRE DE BRONZE

Onde: Esquadrão Suicida (quadrinhos DC Comics)
Outro do Esquadrão Suicida, Tigre de Bronze não chega a ser um “vilão”, por assim dizer. Sofreu lavagem cerebral, lutando (e matando) pela liga das sombras e passou a buscar redenção atuando com o Esquadrão, mas sempre com a ameaça de perder novamente a identidade. Um personagem fantástico que feliz ou infelizmente não fez a transição para o cinema.



É claro que essa lista de 6 personagens nem de longe é exaustiva, e ainda existem muitos outros personagens negros interessantes nos quadrinhos, animações, cinema, TV, etc. Quais são os seus?



Obs.: Você deve estar se perguntando porque Amanda Waller aparece duas vezes na lista. Bom, PORQUE ELA PODE.
Interaja com o estúdio: