10 hqs brasileiras para ler no Dia do Quadrinho Nacional


Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional (não confunda com Dia Nacional dos Quadrinhos, não é a mesma coisa), data em que lembramos e homenageamos as produções brasileiras. Por isso, os membros do Tesla Studio trazem algumas recomendações de hqs nacionais que você precisa ler. Confira:


Recomendado por: Frank Tartarus

A GRANDE CRUZADA, de Theo Szczepanski
A capa dessa HQ é horrível, mas não julgue por ela, esse é o melhor trabalho nacional que já li. Se trata de um menino que recebe um chamado de Deus e se torna um cavaleiro Templário que parte para as Cruzadas e no meio do caminho tem de combater diversos tipos de demônios e lutar contra sua própria fé. Theo mistura diferentes estilos de arte para contar uma história de terror profunda e com altas doses de aventura ultraviolenta. Imagine o Ronin do Frank Miller se passando na idade média e com mais humanidade, essa é a HQ do Theo. A hq está disponível para leitura online no Social Comics.


A LIGA DOS PAMPAS - O Entrevero Sinistro, de Jader Corrêa

Já houve diversas tentativas de fazer uma "Liga Extraordinária" versão Brasil, todas bastantes capengas ou um tanto pretensiosas. Jader encontrou o equilíbrio certo, mistura alguns personagens de lendas do Sul (Salamanca do Jarau, Negrinho do Pastoreio), literatura sul-americana (Martin Fierro) e lendas nacionais (Boitatá e o Boi de Ouro) e faz uma aventura super bacana. Disponível para venda no site da Edibook.




Recomendado por: Luciana Lain

EUDAIMONIA, de Luciano Salles
A história começa com muita ação e te prende de um jeito que se você estiver meio sonolento, fica ligado rapidinho (pelo menos foi assim comigo)! Arte é carregada de detalhes e um estilo marcante. Vale muito a loucura toda! A HQ, toda em preto e branco, foi lançada em 2017 através de uma campanha no Catarse. Mais informações no site do autor.


ASTRONAUTA - MAGNETAR, de Danilo Beyruth
É uma graphic novel com o Astronauta, personagem do Maurício de Sousa, interpretado de uma forma bem diferente do que eu lembrava na infância. E me marcou bastante. História surpreendente, desenhos e cores ótimas. O universo do lado de fora da Terra e sua solidão (ou não) ainda rendem histórias incríveis. A HQ é de 2012 e foi a primeira a ser lançada com o selo Graphic MSP, mas ainda pode ser encontrada em qualquer livraria, virtual ou física.



Recomendado por: Thiago Danieli

GALÍCIA - Casa na Árvore, de Marsal Branco
Mesmo que você goste de personagens fantásticos ou uma historia cativante, esta obra deve ser lida por conta da sua arte visual, feita nos moldes "old school", bico de pena e nanquim em folha A4 (sim, eu sei...). Infelizmente, não encontro palavras para descrever esta arte, mas dou uma sugestão: use um babador. Galícia foi publicada pela Avec, então você pode adquirir a hq no site da editora.


OS ZELADORES DO TEMPO, de Cora Ottoni
Ganhei essa hq quando estive na Bienal dos Quadrinhos, em Curitiba, e se não me engano era um projeto de faculdade da autora, que ela imprimiu poucas tiragens. Mas valeu muito a leitura por ser um projeto diferente, com uma proposta interessante, uma execução impecável, uma leitura que não é limitada ao papel, uma HQ que expande as informações e te leva a buscar cada vez mais por elas. Se puder ter acesso à história, leia, por conta e risco de muita diversão. Se quiser mais informações sobre a hq, acessa lá a página de Facebook do projeto.




Recomendado por: Rafael Rodrigues

A INFÂNCIA DO BRASIL, de José Aguiar
Nesta hq, José Aguiar conta uma parte da história do Brasil que pouco pensamos a respeito: como viviam as crianças brasileiras através das eras. Recomendo porque é uma hq envolvente, emocionante (poucas hqs conseguem realmente me deixar de “olho marejado” como essa), além de muito bem escrita e desenhada pelo autor. E, pra quem gosta de extras, como eu, o álbum também tem textos sobre as épocas escritos pela historiadora Claudia Regina Baukat Silveira Moreira.
Você pode adquirir a hq em diversas livrarias online e também no site da Avec Editora.


DORA, de Bianca Pinheiro
Quem curte uma boa história de suspense e terror psicológico vai curtir Dora. Na história, Dora é uma menina antissocial e quieta que pode ou não estar por trás de diversos incidentes macabros. Uma história simples, mas eficiente que e prende a atenção do início ao fim. Os desenhos não são lá os melhores, mas fazem o seu papel de capturar o clima da história.
A editora mino relançou a hq, que você pode encontrar na Amazon Brasil.



Recomendado por: Wagner Carsten

WANDER - Herói porque sim!, de Luciano Félix.
Boas histórias, excelente arte, no melhor estilo MAD. Roteiro fechadinho que faz paródia ao universo dos super-heróis, onde Wander é o Batmorcego em uma cidade cheia de doideiras chamada Ficcitia. O novo volume está atualmente no Catarse.

YE, de Guilherme Petreca
Uma aventura de fantasia, alegoria para a transição da adolescência para a vida adulta. Uma arte cheia de personalidade, toda em preto e branco.
Disponível na Amazon Brasil.
Interaja com o estúdio: